Essa distinção é essencial para qualquer vendedor que busca sucesso no mercado atual.
Entender é saber que seu prospect gosta de churrasco.
Compreender é saber que ele prefere picanha bem passada, sem gordura, acompanhada de vinagrete e farofa, e que ele só come depois de uma boa conversa sobre futebol, no final de semana, com os amigos.
Essa analogia aprofunda a ideia de que a compreensão vai além do básico e envolve detalhes que realmente fazem a diferença para a experiência do prospect, criando uma conexão mais forte e personalizada.
Antes de querer vender, tenha um interesse genuíno em compreender os desafios dos seus prospects.
Compreender o cliente é passo 1 que permite todo o resto que vem depois
Antes do B2B, Pix e afins, foque no H2H, ou seja, foque nas pessoas.
Antes de focarmos no B2B, nos pagamentos via Pix ou em estratégias de vendas complexas, devemos lembrar de algo fundamental: H2H – Human to Human. Ou seja, antes de qualquer coisa, o mais importante é focar nas pessoas.
O conceito H2H, em vez de simplesmente pensar nas empresas ou nas transações, nos lembra que, no final das contas, estamos sempre lidando com indivíduos.
Não importa se estamos falando de um cliente B2B ou B2C, as conexões reais e bem-sucedidas são feitas entre pessoas. As interações humanas são o ponto de partida para qualquer estratégia, porque, em essência, estamos todos buscando a mesma coisa: reconhecimento, compreensão e valor genuíno.
Ao construir qualquer estratégia de marketing ou vendas, a verdadeira chave está em estabelecer relacionamentos autênticos e empáticos. Antes de pensarmos em números, metas ou canais de pagamento, devemos focar em como podemos criar uma comunicação mais pessoal e relevante para as pessoas. E é isso que diferencia as empresas que realmente criam conexão e confiança de aquelas que apenas seguem fórmulas prontas.
Portanto, antes de pensar em métricas frias ou em como otimizar transações, a estratégia precisa ser construída sobre a experiência humana. E isso só acontece quando nos concentramos em como as pessoas se sentem, o que elas realmente precisam e o que as motiva.